Hue faz parte de qualquer bom roteiro pelo Vietnã pois conta boa parte de sua história. Hue foi a antiga capital imperial e sua Citadela Imperial foi construída inspirada no modelo da Cidade Proibida de Pequim.

Hue foi capital do Vietnã até 1945, quando o revolucionário Ho Chi Minh estabeleceu um novo governo comunista em Hanói. Durante a Guerra do Vietnã, por conta de sua localização central e estratégica, Hue foi palco de muitas batalhas, sendo uma das cidades que sofreram maiores danos.

Em Hue ficamos hospedados no Muong Thanh Holiday Hue Hotel, al lado do Rio Perfume. Hotel bom, lugar central e agradável, próximo de muitos hostels e restaurantes; e muito próximo da Citadela Imperial.

Nosso guia era muito experiente e nos levou para conhecer os principais atrativos da cidade. Em um lugar como esse, a presença de um bom guia que conheça e saiba explicar a história de cada local faz toda a diferença. Nós não tivemos que nos preocupar com isso porque havíamos fechado um pacote no Brasil com a Terramundi. Mas para quem vai por conta, recomendo pesquisar bem antes contratar localmente um guia.

A presença de um guia experiente e comunicativo também nos ajuda a entender um pouco a realidade atual. Como as pessoas vivem, do que elas vivem, qual o nível de satisfação com o atual governo, qual o nível de miséria, etc. Foi marcante para mim ver que, apesar de haver ainda muita pobreza e vários problemas sociais, a vida das pessoas está melhorando. Nosso guia compartilhou conosco um pouco sobre sua história pessoal. Nos contou sobre como estava orgulhoso de seu filho que tem uma carreira promissora e estava buscando uma faculdade internacional. São histórias como essas, de pessoas reais, que marcaram nossa viagem no Vietnã.

Tumba de Tu Duc

Tumba que o imperador Tu Duc, que reinou de 1848 a 1883, construiu para si próprio. Foi o imperador que governou por mais tempo na dinastia Nguyen. O local era usado pelo imperador como um refúgio real onde ele e suas muitas mulheres descansavam. Além das construções, o complexo conta com um lago que o imperador usava para passear de barco e pescar. Ele também conseguia caçar animais de pequeno porte da área.

A tranquila tumba construída pelo imperador Tu Duc para si próprio em na antiga capital do Vietnã, Hue. Passeios guiados em Hue, Vietnam.

O imperador Tu Duc não conseguia ter filhos, e acabou por adotar um. Kien Phuc, seu filho adotivo, reinou somente por 7 meses, pois faleceu no ano seguinte que Tu Duc. Há diversas teorias e histórias não comprovadas sobre a família real. Uma delas afirma que Kien Phuc foi envenenado por uma das esposas de Tu Duc. Kien Phuc foi o penúltimo imperador da dinastia, antes da França impor seu domínio na região, em 1885.

O complexo da Tumba de Tu Duc, apesar de ter sido muito aproveitado pelo imperador em vida, não foi o local em que ele foi enterrado. O local real de seu enterro é desconhecido. Para garantir que se mantivesse em segredo, os 200 trabalhadores que o enterraram foram decapitados logo após cumprirem sua tarefa.

 

Tumba de Khai Dinh

Escadaria no complexo arqueológico Tomb of Khai Dinh, em Hue, Centro do Vietnã. Lugares para conhecer em Hue, Vietnam.

Khai Dinh foi o 12º imperador da dinastia Nguyen, reinando de 1916 a 1925, durante o período colonial francês. Khai Dinh era muito impopular para o povo vietnamita pois trabalhava de forma muito próxima da França e agia de acordo com os interesses franceses. O imperador também foi muito criticado por ter concordado em aumentar os impostos em 30% para que sua tumba fosse construída.

Main building in Tomb of Khai Dinh, Hue, ancient capital of Vietnam. O que fazer em Hue, antiga capital do Vietnã.

O local da Tumba de Khai Dinh é menor que de seus antecessores, porém o edifício é muito mais rico em detalhes. De aparência oriental com alguma influência europeia, o mausoléu é repleto de ornamentos e estátuas. Há detalhes da decoração trabalhados em porcelana e vidro.

 

Thien Mu

Thien Mu significa “Senhora Celestial” e é o templo mais bem preservado de Hue. Foi construído em 1601 por Nguyen Hoang, que era governante da atual Hue. De acordo com a lenda, ele viu uma senhora vestida de azul celeste que lhe falou que seria construído um templo naquele lugar que traria prosperidade para o povo. E então, ele mandou erguer o templo, que foi diversas vezes aumentado e reformado por outros governantes.

Thien Mu Pagoda, na antiga capital do Vietnã, Hue. Lugares para conhecer em Hue. Vietnã.

O templo Thien Mu teve papel importante na segunda metade do século XX. Foi utilizado como lugar de várias manifestações contra o governo e contra a repressão aos budistas no Vietnã do Sul, que aconteceu principalmente nas décadas de 50 e 60. De acordo com nosso guia, nessa época, houve muita discriminação em relação ao budismo por parte do governo. Houveram também casos de padres católicos que, apoiados pelo governo, atacaram e incendiaram vilarejos budistas.

 

Citadela Imperial de Hue

Jardim na Citadela Imperial de Hue. Garden in Hue's Imperial Citadel. Lugar cheio de história do Vietnã.Jardim do palácio real da Citadela Imperial

Um dos mais importantes sítios históricos do Vietnã é a Citadela Imperial de Hue. Na Citadela Imperial ficava o centro administrativo e militar do império, a residência imperial, e outros palácios reais, como a Cidade Proibida Púrpura, que leva o mesmo nome da de Pequim.

Palácio imperial da Antiga Citadela Imperial de Hue, antiga capital do Vietnã. Principal passeio para fazer em Hue. Imperial Palace of Hue, former capital of Vietnam.

A Citadela Imperial funcionou como o centro do império do Vietnã durante os séculos XVII e XVIII. Atualmente é classificada como Patrimônio Mundial pela Unesco.

Infelizmente, com os bombardeios norte-americanos da Guerra do Vietnã, a Citadela Imperial foi quase totalmente destruída.

Palácio imperial da Antiga Citadela Imperial de Hue, antiga capital do Vietnã. Principal passeio para fazer em Hue. Imperial Palace of Hue, former capital of Vietnam.

Gostou desse post? Clique aqui para compartilhar:

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may also like:

Hoi An

Hoi An – a cidade favorita de muitos turistas que passam pelo Vietnã! Saiba mais aqui!

ler mais

Ha Nói e Ha Long Bay

No norte de Vietnã, Conheça Ha Nói, a capital do país, e o belíssimo patrimônio da humanidade Ha Long Bay, uma baía com cerca de 2000 ilhotas montanhosas e inabitadas.

ler mais

Vietnã

Saiba mais sobre esse país que surpreende a todos que o visitam.

ler mais

Qual é o seu sonho de viagem?
  • Outros:

GALERIA DE FOTOS