A mudança de nome não pegou. Apesar da cidade se chamar oficialmente Ho Chi Minh – nome do revolucionário que lutou contra o Sul do Vietnã buscando a unificação e um Estado Socialista – a cidade ainda é mais comumente chamada de Saigon, seu antigo nome.

Saigon não é uma cidade bonita. Nem imagino que tenha muito que se fazer por lá. Mas um grande arrependimento que tenho é de não ter ido conhecer os Túneis de Cu Chi. Para quem não sabe, os túneis subterrâneos eram utilizados pelos vietcongues durante a Guerra do Vietnã.

 

Cu Chi Tunnels

Os túneis estão presentes em uma boa parte do país, e eram utilizados tanto como bases militares como pontos de esconderijo. Foram considerados a “arma secreta” dos vietcongues, ajudando a compensar o peso das forças armadas americanas.

O complexo de 120km de Túneis de Cu Chi foi preservado pelo governo vietnamita e se tornou um memorial de guerra. Atualmente existem 2 pontos que podem ser visitados por turistas, Ben Dinh e Ben Duoc. No entanto, ouvimos muito falar que Ben Dinh foi “montado” para receber turistas. Dê preferência então para visitar o Ben Duoc, que terá menos turistas e será uma experiência mais real. A visita aos túneis pode ser um pouco tensa para os claustrofóbicos, já que os túneis eram bem apertados. Somente os pontos mais seguros estão abertos para visitação.

Os Túneis de Cu Chi estão a cerca de 50km do centro de Saigon. Existem opções de passeios privativos ou em grupo que são oferecidos por agências locais – muitos hotéis e albergues também fazem reservas – ou pode ser feito por conta própria em ônibus comum. A maioria dos tours agendados levam a Ben Dinh, vale a pena confirmar antes. Se optar por transporte público, minha recomendação é baixar o aplicativo BusMap, que indica os melhores trajetos de acordo com a sua localização.

O passeio aos Túneis de Cu Chi estava na programação do nosso 2º dia em Saigon, porém por conta do horário do nosso vôo de saída ficaria muito arriscado e tivemos que cancelar.

 

Delta do Mekong

A cerca de 2hs do agito da turbulenta cidade de Saigon, está a tranquilidade do Delta do Mekong, uma região rural onde famílias locais vivem do plantio de arroz e frutas tropicais.

O Rio Mekong é um dos rios mais longos e volumosos do mundo. Sua nascente é na China e ele passa por mais 4 países antes de chegar ao Vietnã, onde encontra o mar.

Passeio de barco pelo rio Mekong na região chamada de Delta do Mekong, sul do Vietnã, próximo à cidade de Saigon (Ho Chi Minh City). O que fazer em Saigon - roteiro de viagem em Saigon. Mekong Delta, Vietnam.Passeio de barco pelo Rio Mekong

O passeio à agradável região do Delta do Mekong fez parte do nosso roteiro montado pela Terramundi. Foi ótimo pois, além de tudo, conseguiu fugir dos lugares para onde vão a maioria dos tours fechados por agências locais. Ou seja, nada de grupos de turistas ou excursões!

Andando de bicicleta em meio aos arrozais e fazendas de frutas tropicais, dos pequenos agricultores da região do Delta do Mekong, no Sul do Vietnã. Passeio incrível, ótima opção de o que fazer em Saigon (HCMC). Dicas e roteiro de viagem. Biking among rice fields in Mekong Delta, south of Vietnam.

Nossa guia nos levou em veículo privativo até as margens do Rio Mekong, em Cai Lai. Lá passeamos de barco pelo rio observando a paisagem rural. Em seguida, pegamos uma bicicleta para pedalar cerca de 7kms ao longo das pistas do vilarejo, em meio aos arrozais e outras fazendas.

A primeira parada foi em uma aldeia onde 3 senhoras trabalhavam, fazendo telhado com folhas de coqueiro. Elas foram muito simpáticas conosco ao nos mostrar o trabalho delas, e demonstraram ter ficado felizes com nossa visita. Nossa guia nos explicou que elas levam uma vida muito simples, vivendo com o básico, mas que são gratas pois seus filhos já terão melhores condições de viver com mais recursos e conforto.

Senhora que fazia telhados à mão com folhas de coqueiro, em aldeia no Delta do Mekong, próximo a Saigon (Ho Chi Minh), Vietnã.

Depois paramos na casa de um simpático agricultor, que nos recebeu com um delicioso banquete de frutas da fazenda e fazia piada conosco o tempo todo (nossa guia traduzia para o inglês). O povo vietnamita é muito receptivo e é notável a alegria que eles têm ao receber estrangeiros. É algo muito autêntico e bonito.

Depois, ainda paramos para almoçar em uma casa histórica, propriedade de um outro morador do vilarejo. Mais uma vez, comemos muito bem.

Cruzando pinguela em Delta do Mekong, no sul do Vietnã.

O que mais fazer em Saigon / HCMC

Para quem quer um local menos movimentado e mais agradável para caminhar de dia e de noite, o melhor lugar para ficar é o Distrito 7. Foi lá onde ficamos hospedados, no hotel L’Odeon Phu My Hung. É uma região mais afastada do centro, longe do agito e do trânsito pesado de Saigon, e também é um bairro nobre.

O Distrito 7 foi um lugar em que nos sentimos confortável de caminhar à noite. Fomos conhecer o parque Cong Vien Ho Ban Nguyet, onde os moradores faziam cooper ou caminhavam com seus cães. Depois seguimos até o Shopping The Crescent, onde jantamos.

Estátua de Ho Chi Minh no Centro de Saigon, Cidade de Ho Chi Minh, sul do Vietnã. Ho Chi Minh City (HCMC) in southern Vietnam.

Estátua de Ho Chi Minh em praça no Distrito 1

Durante o dia, vale a pena conhecer o Distrito 1, onde fica um dos principais atrativos turísticos da cidade: O War Remnants Museum (“Museu dos Vestígios da Guerra”), que exibe veículos, armas e peças de artilharia da Guerra do Vietnã, assim como fotos que mostram os horrores da guerra. O museu abre todos os dias da semana e os ingressos custam 40.000 dongs (menos de USD 2.00).

 

Catedral de Notre Dame em Saigon - Cidade de Ho Chi Minh - Vietnã. O que fazer em Saigon, Vietnam.

Catedral Notre Dame em Saigon

Ainda no Distrito 1, se encontram a Catedral de Notre Dame, construída em 1880-1890 durante o período colonial francês, e a Bitexco Tower, a segunda construção mais alta de Saigon e de todo Vietnã. A Bitexco Tower tem 262 metros de altura. Você pode subir no prédio até o bar-restaurante Alto, onde pode tomar um drink enquanto aproveita uma vista ampla de Saigon. O bar tem vista 360º para a cidade.

Vista da cidade de Ho Chi Minh (Saigon) do alto. Principal cidade do sul do Vietnã. Ho Chi Minh City, Vietnam.Vista da cidade do topo da Bitexco Tower

Gostou desse post? Clique aqui para compartilhar:

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may also like:

Hoi An

Hoi An – a cidade favorita de muitos turistas que passam pelo Vietnã! Saiba mais aqui!

ler mais

Hue

Hue, a antiga capital do Vietnã, é um destino obrigatório para quem quer conhecer mais da cultura e história desse país.

ler mais

Ha Nói e Ha Long Bay

No norte de Vietnã, Conheça Ha Nói, a capital do país, e o belíssimo patrimônio da humanidade Ha Long Bay, uma baía com cerca de 2000 ilhotas montanhosas e inabitadas.

ler mais

Vietnã

Saiba mais sobre esse país que surpreende a todos que o visitam.

ler mais

Qual é o seu sonho de viagem?
  • Outros:

GALERIA DE FOTOS