Nosso roteiro de ecoturismo em Minas Gerais continua em Conceição do Mato Dentro, cidade base para a Serra do Intendente e Cachoeira do Tabuleiro. Conceição do Mato Dentro é considerada a capital mineira do ecoturismo. De Piumhi são aprox. 6hs de carro, mas fizemos uma parada de 2 dias na cidade de Brumadinho para conhecer Inhotim – mas isso será tema de outro post.
No caminho, perto de BH, passamos pelo Parque Estadual da Serra do Rola Moça, que tem uma bonita paisagem de cima das montanhas e das cidades próximas. O Parque leva esse nome engraçado por conta de um poema de Mário de Andrade, “A Serra do Rola-Moça”, que conta a história de um casal que estava atravessando a serra de cavalo, quando o cavalo da moça escorregou no cascalho e a moça rolou a serra abaixo.
Vista do Parque Estadual da Serra do Rola Moça, próximo a Belo Horizonte
Entre Belo Horizonte e Conceição de Mato Dentro, dirigimos pela bonita e sinuosa MG-010, que corta o Parque da Serra do Cipó.
É um trajeto muito bonito, passando por várias colinas; não tem muitos pontos de parada mas vale a pena fazer com calma e curtir a paisagem.
O caminho até Conceição do Mato Dentro passa por várias colinas e é bem bonito
Onde se hospedar na Serra do Intendente
Para se visitar a Serra do Intendente e a Cachoeira do Tabuleiro, a melhor cidade base com alguma estrutura é Conceição do Mato Dentro. Escolhemos o Splendore Hotel para ficar, que é simples mas limpo e confortável, por um preço muito bom – pagamos R$139 o valor da diária em baixa temporada.
Quarto confortável no Splendore Hotel, em Conceição do Mato Dentro.
O Tabuleiro
A Cachoeira do Tabuleiro é famosa pelo seu tamanho e o formato que ela faz nas montanhas que lembra um coração. Tem 273m de queda, é a maior de Minas Gerais e está entre as 10 maiores cachoeiras do Brasil.
A Cachoeira do Tabuleiro faz parte de uma famosa travessia de Minas Gerais, a trilha de Lapinha da Serra ao Tabuleiro, uma caminhada de 28km a ser feita em 2 dias, que pode ser feito com várias agências que fornecem guia para esse tipo de aventura.
De Conceição até o Parque Nacional do Tabuleiro, levamos aprox. 1h de carro, passando por 15km de estrada de terra acessível por qualquer tipo de veículo. A melhor forma de se chegar é seguir o Google até o povoado de Tabuleiro e de lá em diante seguir as placas.
Chegando na entrada do parque, é cobrada uma taxa de R$10 (valores ref. a 2018) por pessoa para visitação. Existem 3 opções de trilhas que podem ser feitas sem guia:
- trilha para o mirante: trilha em terreno aberto, bem curta mas um pouco íngreme; leva até um mirante onde se tem uma ótima visão da cachoeira de longe;
- trilha para a parte inferior (poço): trilha de dificuldade média. São 3km por trecho, sendo que na ida são 2km de descida, e o último quilômetro pelo leito do rio; a volta é pelo mesmo caminho. Ela segue até o poço da cachoeira, que pode ser usado para banho. É uma trilha bem aberta, e exige algum preparo físico. É importante estar equipado com água, lanches, protetor solar, boné, etc. Pelo fato do caminho ser pelo curso do rio, a trilha pode ser fechada se houver previsão de tempestade, por isso vale a pena verificar antes. Nós mesmos tínhamos a intenção de fazer essa trilha mas quando chegamos lá, não pudemos por conta do tempo, então fomos somente até o mirante. Um grupo no dia anterior havia ficado ilhado pois foi pego desprevenido com a chuva e demorou várias horas para serem resgatados;
- trilha para a parte superior: essa é a mais demandante. São 8km por trecho, com muita subida, e requer um ótimo preparo físico.
Principal atrativo da região, a Cachoeira do Tabuleiro tem o formato de um coração e é mesmo linda!
Outras atrações da Serra do Intendente
Outras opções de lugares para conhecer na região são a Cachoeira Rabo de Cavalo, o Cânion do Peixe Tolo, e a Cachoeira Três Barras, que nós visitamos.
A Cachoeira Rabo de Cavalo fica bem próxima do Tabuleiro, e o acesso é por uma trilha de aprox. 1.6km de nível fácil. Já o Cânion do Peixe Tolo conta com uma trilha de nível intermediário, sendo 5km no total, com um trecho de passagem pelo Cânion com muitas pedras. Mas o visual deve ser lindo ao caminhar entre os paredões de pedra de 300m de altura.
A Cachoeira 3 Barras fica em um ponto de fácil acesso de carro, com uma trilha super curta. O acesso se dá pela parte de cima, mas tem um caminho para chegar na parte de baixo. A cor da água estava um pouco barrenta por conta das chuvas, mas a força da cachoeira estava provavelmente no máximo. Dá para fazer em pouco tempo, nós fizemos antes de seguir viagem.
0 comentários