Costa Oeste da Nova ZelândiaVisual na State Highway 6, durante nossa ‘road trip’ pela Costa Oeste da Nova Zelândia

Depois que passamos por Arthur’s Pass, continuamos na Great Alpine Highway por mais 1h, até chegarmos na State Highway 6 (SH6), rodovia que atravessa a costa oeste da Ilha Sul da Nova Zelândia. Então pegamos a SH6 por mais 150km até o nosso hotel na cidade de Franz Josef.

Uma outra opção seria ter entrado na SH6 sentido norte, e seguir até Westport, passando por uma estrada costeira de lindas vistas. Uma das paradas famosas desse trecho é o Paparoa National Park.

Mas seguimos sentido sul, já que nossa maior intenção era conhecer os glaciares da Nova Zelândia. Ficamos hospedados no Glenfern Villas, onde as acomodações são apartamentos confortáveis e bem equipados.

animais no Hotel Glenfern Villas, em Franz JosefAnimais no Hotel Glenfern Villas, em Franz Josef, costa oeste da Nova Zelândia

No caminho, fizemos uma última parada que foi no Hokitika Gorge, um local para contemplação do Rio Hokitika. O Rio Hokitika é formado por águas glaciares e por isso sua coloração azul chama bastante atenção entre a vegetação mais escura.

 

Glaciar Franz Josef

Franz Josef, NZGlaciar Franz Josef

Nossa primeira atividade do dia seguinte foi conhecer o Glaciar Franz Josef, um dos mais populares da Nova Zelândia. Do nosso hotel foi cerca de 10min somente até o estacionamento. Saindo da estrada principal (SH6), foi preciso rodar por mais 3.5km até o local.

Fizemos a trilha Kã Roimata o Hine Hukatere Walk, de aprox. 5.5km (ida e volta). A trilha passa boa parte no meio da floresta temperada do Westland Tai Poutini National Park e segue até o mirante de onde se enxerga o Glaciar Franz Josef. Para essa trilha não é necessário o acompanhamento de guia. Algumas agências de turismo oferecem esse serviço, mas descobrimos que a trilha é exatamente igual a que se faz por conta.

Franz Josef, NZParte do caminho percorrido para avistar de perto o Glaciar Franz Josef

Confesso que por ter visto fotos anteriormente do Glaciar Franz Josef, nutri uma expectativa muito alta do visual e me decepcionei um pouco. Acontece que o Glaciar Franz Josef, assim como outros glaciares da Nova Zelândia, está reduzindo de tamanho muito rápido.

 

Fox Glacier

Fox Glacier, NZFox Glacier, visto do mirante – com o passar do tempo, o glaciar retrocedeu e os detritos passaram a cobrí-lo

Em seguida, pegamos a SH6 novamente para conhecer o Fox Glacier.

O Fox Glacier está a aprox. 30km do Glaciar Franz Josef. Da mesma forma que o Franz Josef, o Fox Glacier também está ao lado de uma cidade que leva seu nome. Saindo da estrada principal, são cerca de 3km até o estacionamento.

Bem próximo ao estacionamento, havia uma linda lagoa azul turquesa, o que por si só já é um atrativo.

Lago azul na estrada do Fox Glacier, NZLagoa de água azulzíssima e super transparente, no caminho para o Fox Glacier.

A trilha até o mirante é de 2.6km de extensão (ida e volta), e de nível fácil. Não é necessário acompanhamento de guia. A trilha passa pelo vale, na maior parte, em área aberta e atravessa alguns riachos. O trecho final conta com uma subida de onde se enxerga bem o glaciar.

Em comparação com o Franz Josef, o Fox Glacier, apesar de menor, pode ser visto mais de perto. Acho interessante conhecer os 2 glaciares, a visão dos 2 de certa forma se complementam.

 

Sobre os glaciares da Nova Zelândia

Franz Josef, NZGlaciar Franz Josef – a vista do mirante pode ser decepcionante

Algumas agências de turismo oferecem passeios para esses os glaciares Fox e Franz Josef. Antes de contratar, informe-se bem sobre como é a atividade, o que inclui e o nível de preparo necessário.

Os passeios costumam ser bem caros pois atualmente qualquer atividade que leve o visitante para cima do glaciar envolve transporte por helicóptero.

As únicas opções sem helicóptero são as trilhas até o mirante com vista para os glaciares, nesse caso não se anda sobre o glaciar. Mas essas mesmas trilhas podem ser feitas gratuitamente sem o acompanhamento de guia. No caso do Fox Glacier o guia pode te levar um pouco mais perto do glaciar, mas isso dependerá muito das condições.

Os glaciares estão em movimento o tempo todo, por isso é importante se manter sempre na trilha demarcada, observar as condições do local e obedecer à sinalização do parque.

aquecimento global na Nova ZelândiaComparação do Fox Glacier nos anos de 2008 e 2014 – os efeitos do aquecimento global são notáveis com o recuo dos glaciares.

Tanto o Glaciar Franz Josef como o Fox, fazem parte do Westland Tai Poutini National Park. Assim como todos os parques nacionais da Nova Zelândia, a entrada é gratuita.

Na nossa visita a esses 2 glaciares da Nova Zelândia, ficou bem evidente os efeitos do aquecimento global já que ambos reduziram drasticamente de tamanho nos últimos anos. A Nova Zelândia, por conta de sua larga criação de gado, é um país com alta emissão de CO2 e isso faz com que o aquecimento ocorra mais rápido no país.

 

Matheson Lake

Matheson Lake, NZCom o tempo bom, o reflexo nas águas do Matheson Lake é perfeito! A superfície do lago reflete até a neblina!

A cerca de 10km do Fox Glacier, está uma das paisagens mais incríveis da Ilha Sul da Nova Zelândia. O Matheson Lake, por ter uma coloração mais escura, quando fica com a água bem parada, reflete de forma impressionante a paisagem ao redor.

A trilha que percorre o perímetro do Matheson Lake é em círculo e tem 2.6km no total. São alguns mirantes espalhados pela trilha, se tiver tempo recomendo parar em todos eles.

Esse foi o visual do Matheson Lake na 1a visita – dia nublado e sem o efeito do reflexo!

Tivemos que visitar 2 vezes o Matheson Lake para conseguir ver o reflexo dessa forma. Na primeira visita, achamos o visual bonito, mas nada excepcional. No entanto, quando voltamos na manhã seguinte, a imagem que vimos era assim:

Matheson Lake (upside down)Você notou o galho “flutuando” no ar? Na frente da montanha? Qual é a mágica? Esse galho está, na verdade, na superfície do lago – e a foto está invertida! Deu pra perceber? Difícil diferenciar a imagem original do reflexo né?