Não chegamos a conhecer muito a cidade de Christchurch. Ficamos somente 2 dias e a cidade estava toda em obras, pois estava se recuperando do terremoto de 2016.
Apesar de ser a maior cidade da Ilha Sul da Nova Zelândia, em Christchurch você tem a impressão de estar no interior da Inglaterra. A cidade é bastante agradável, especialmente no outono. É um lugar onde é gostoso caminhar. Uma dica de passeio dentro da cidade é o Hagley Park.
A idéia principal, aliás, era usar Christchurch como base para explorar a região de Canterbury.
Opções de atividade nas proximidades de Christchurch
Cidade de Christchurch, na Ilha Sul da Nova Zelândia
A Ilha Sul da Nova Zelândia é repleta de natureza por todos os lados. A região de Canterbury não é diferente. A quantidade de trilhas nos arredores de Christchurch é imensa. Para quem quiser explorar bem a região a pé, pode conferir esse site.
Nós optamos por fazer um passeio de barco para observação da vida marinha. Essa atividade pode ser feita em algumas cidades da costa leste.
O lugar mais famoso na Ilha Sul da Nova Zelândia para observação da vida marinha é Kaikoura, que fica a 2h30 de Christchurch. No entanto, não conseguimos agendar passeios em Kaikoura pois já estavam lotados.
Akaroa
Akaroa, localizada na Banks Peninsula, Nova Zelândia
Contratamos então um passeio de barco em Akaroa, que fica bem mais próximo a Christchurch, na Banks Peninsula. Escolhemos o passeio Akaroa Harbour Nature Cruise, da empresa Black Cat Cruises, que custou NZD 85,00 por adulto. O passeio foi maravilhoso, com avistamento de golfinhos, focas, aves e até um pinguim!
Akaroa é uma charmosa cidade portuária de colonização francesa. Por sua localização bem no meio do canal Akaroa Harbour, é um local excelente para saída dos passeios de barco. Além da vida marinha, no passeio o visitante contempla também o lindo visual das baías ao longo do canal.
“Elefante de pedra” – formação de rocha na Banks Peninsula
O golfinho presente na região é o Hector’s Dolphin, uma espécie endêmica da Nova Zelândia, e que é considerado o menor golfinho do mundo. Em Akaroa é possível inclusive contratar passeios para nadar com os golfinhos com empresas renomadas e responsáveis.
Para quem tiver mais tempo para explorar a Banks Peninsula, tem várias opções de trilhas na região que podem ser feitas para contemplar a linda topografia da península.
Hector’s Dolphin, o menor golfinho do mundo – espécie endêmica da Nova Zelândia
Lobos marinhos avistados do passeio de barco em Akaroa, Nova Zelândia
Um pinguim solitário nadando em meio ao Akaroa Harbour
Após o passeio de barco, percorremos a simpática cidade de Akaroa a pé, almoçamos e pegamos a estrada de volta. O visual da própria estrada para a Banks Peninsula é lindo demais. Fizemos também uma parada no meio da Christchurch – Akaroa Road, para contemplar o belo Lago Forsyth, com as montanhas ao fundo.
Lago Forsyth, na estrada de Christchurch para Akaroa. Demos sorte de ver essa linda família de cisnes negros cruzando o lago no final de tarde. O local da foto é próximo ao Little River Freedom Camp.
O visual de fim de tarde no Lago Forsyth foi a forma perfeita de encerrar o dia. No dia seguinte, seguiríamos viagem para a Costa Oeste, cruzando a Nova Zelândia pela Great Alpine Highway.