Glenbrok, estrada para Lake Pukaki, NZGlenbrook, na State Highway 8, no caminho entre Wanaka e o Lago Pukaki.

Seguindo sentido sul, nosso próximo destino era Wanaka e estava a aprox. 270km de distância de Fox Glacier. O caminho segue pela State Highway 6, em mais um trecho de estrada cênica neozeolandeza, cruzando o meio do Mount Aspiring National Park.

Esse trecho levaria cerca de 3h30 de viagem, mas como na Nova Zelândia sempre há alguma coisa fantástica no meio do caminho, fizemos 2 paradas:

 

Thunder Creek Falls

Theunder Creek FallsThunder Creek Falls, na State Highway 6, no Mount Aspiring National Park.

Thunder Creek Falls é uma cachoeira de 96m de altura que abastece o Rio Haast. A cachoeira fica a 170km da cidade de Fox Glacier. O estacionamento do local fica na lateral da própria rodovia. A placa indicativa é bem “tímida” e é fácil passar por ela desapercebido. Do estacionamento, dá uma caminhada de cerca de 5min até a cachoeira. O caminho é por trilha fácil e demarcada.

Thunder Creek Falls, NZUm pedaço do Rio Haast, onde desemboca a Thunder Creek Falls.

Blue Pools

Blue Pools, na Nova ZelândiaBlue Pools – piscinas naturais de água “azul listerine”, provenientes do degelo de glaciares do Mount Aspiring National Park.

Seguindo por mais 20km pela SH6 sentido sul, você encontrará mais um interessante ponto de parada: as Blue Pools.

As Blue Pools são piscinas naturais de água transparente proveniente do Rio Makarora. O rio segue por um trecho paralelo à estrada SH6, e desemboca no Lake Wanaka.

As águas azulzíssimas das Blue Pools, também chamadas de Makarora Pools, têm essa coloração por serem de degelo de glaciares do topo do Mount Aspiring. Pelo falo de ser de origem glacial, nadar nas Blue Pools pode ser muito perigoso. As baixas temperaturas podem reduzir ou até mesmo travar os movimentos do seu corpo. Encare o passeio como um local contemplativo.

Blue Pools, NZBlue Pools – Foto tirada no mesmo dia da foto anterior – sinal de como a iluminação afeta no visual e na cor da água.

Assim como em Thunder Creek, para visitar as Blue Pools, você verá o estacionamento ao lado da estrada. A trilha do estacionamento até as piscinas naturais é de cerca de 20min passando por uma linda floresta coberta de musgos.

 

Wanaka

Cidade de Wanaka, NZCidade de Wanaka, Ilha Sul da Nova Zelândia.

Seguindo a SH6 por mais 1 hora, chegamos à Wanaka.

Wanaka é uma charmosa cidade localizada no extremo sul do Lago Wanaka. A cidade fica próxima ao Mount Aspiring National Park, e oferece diversas atividades para cada estação do ano. No site lakewanaka.co.nz você encontra mais informações.

Wanaka é muito popular no inverno por conta de sua estação de esqui. Embora no verão também receba muitos turistas que utilizam o lago para a prática de esportes náuticos.

Lake Wanaka, NZLago Wanaka – excelente lugar para prática de esportes náuticos, ou mesmo para relaxar e fazer um piquenique.

Certamente é um destino para qualquer estação do ano, mesmo que seja somente para relaxar em frente ao lago e contemplar a paisagem.

Nós utilizamos a cidade de Wanaka como base para conhecer também outros lindos lagos da Nova Zelândia, como o Lago Pukaki e o Lago Tekapo. Para seguir em direção a esses 2 lagos, é preciso pegar a State Highway 8.

O caminho entre Wanaka e Pukaki passa pela paisagem cênica de Lindis Pass e pela região de Glenbrook.

Lindis Pass, NZRiacho na região de Lindis Pass

 

Lago Pukaki

Lake Pukaki, NZLago Pukaki, Nova Zelândia – ao fundo, se enxerga o Mount Cook.

O Lago Pukaki, juntamente com os lagos Tekapo e Ohau, formam um conjunto de lagos alpinos da Ilha Sul da Nova Zelândia. Os 3 lagos são formatos pelo degelo de glaciares. Seu formato e cor estão associados à movimentação dos detritos glaciares que bloquearam os vales, evitando que a água tivesse vazão.

O Lago Pukaki é o maior deles, e também é o mais próximo ao Aoraki/ Mount Cook National Park. O Mount Cook é o ponto mais alto da Nova Zelândia. Quem tiver interesse em fazer trilhas no Mount Cook National Park, vale a pena conferir as opções no site oficial do governo da Nova Zelândia. Para fazer as trilhas mais longas, uma boa opção é utilizar a cidade de Twizel como base.

Pukaki Lake, NZLago Pukaki, Nova Zelândia

Ao pegar a State Highway 8 (SH8), um pouco de depois de Twizel, você naturalmente irá passar pelo Lago Pukaki, de onde já se tem uma bela vista. Mas vale a pena entrar na State Highway 80, e seguir até o Peter’s Lookout, um mirante quase no centro do lago.

 

Lago Tekapo

Tekapo, Nova ZelândiaLago Tekapo, Nova Zelândia

Seguindo por mais quase 50km na SH8, estará Lake Tekapo, a cidadezinha na beira do Lago Tekapo. O Lago Tekapo tem um visual incrível, com sua água azul turquesa em meio às montanhas dos Alpes do Sul.

Como fomos no Outono, a coloração das árvores amareladas junto ao azul do lago deu um toque especial.

Lake Tekapo, Nova Zelândia Ilha SulLago Tekapo, Nova Zelândia

No topo do morro está a Church of the Good Shephard, capelinha mais que simpática com vista para o Lago Tekapo e para as montanhas dos Alpes do Sul.

Capela no Lago Tekapo, Nova ZelândiaChurch of the Good Shepard, capela em frente ao Lago Tekapo. De dentro se tem uma vista para o lago com as montanhas ao fundo.

Pertinho do Lake Tekapo tem o Mount John Observatory, local onde são feitos tours astronômicos para observação das estrelas. Para chegar no observatório, é cobrada uma taxa de NZD 8,00 por carro. Infelizmente não conseguimos ir mas ouvimos dizer que vale a pena visitar o local mesmo de dia pois a vista é maravilhosa.